Falamos com Sandra Peres, cantora, compositora, instrumentista e idealizadora em parceria com Paulo Tatit da dupla musical e empresa Palavra Cantada Produções Musicais, que inspira e educa crianças por todo o Brasil

Ilustração: Cecilia Esteves

O desejo de criar novas composições para as crianças e um repertório capaz de inspirar famílias e que falassem do cotidiano, dos sentimentos e das relações de uma forma simples e afetiva, levou os músicos Sandra Peres e Paulo Tatit a criarem, em 1994, o projeto Palavra Cantada, “sempre recheado com arranjos com muita brasilidade, tão presentes em nossos ritmos brasileiros”, explica Sandra.

Musicista formada pela Faculdade de Música do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Sandra Peres realizou o curso completo de Análise de Composição Contemporânea no Instituto de Pesquisa e Coordenação de Música e Acústica (IRCAM em francês), ministrado em Paris.

Sua paixão pela música começou cedo e encontra uma forte conexão com a natureza. “Desde menina frequento uma área de preservação e hoje em dia sou proprietária deste Santuário. Ali convivo com muitas fontes de água [natural], uma imensa floresta preservada e consequentemente com muitos bichos. Nesse sentido, sempre estou focada em falar, praticar, cantar e compor inspirada nesse universo tão maravilhoso”, relata.

“Sempre fui muito ligada nos pássaros por conta de sua música, sua expressão de alegria e de parceria com os seus companheiros de floresta. Sempre estou atenta… procurando saber se aquele canto é novidade. Sou apaixonada por tudo isso”, completa.

Sandra Peres | Foto: Darian Dornelles

O trabalho da compositora e cantora vai muito além do entretenimento para o público infantil e serve também como uma ferramenta de educação para a conservação, já que algumas composições também falam sobre a relação com os animais e a natureza, sempre respeitando a inteligência das crianças.

Cena extraída do vídeo do Palavra Cantada em parceria com o Parque das Aves.

O Palavra Cantada possui um canal no YouTube com mais de 1 milhão de inscritos, no qual, além das canções, são publicados vídeos com diversas temáticas apropriadas para crianças de todas as idades. Um dos vídeos, por exemplo, foi a visita da Sandra ao Parque das Aves a convite da equipe envolvida no Programa Papagaios do Brasil e no Plano de Ação Nacional (PAN) dos Papagaios, durante o Ano do Papagaio, da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). No vídeo ela conta sobre a história do parque, que é um zoológico dedicado à conservação de espécies de aves da Mata Atlântica, e mostra espécies como o papagaio-de-cara-roxa e o papagaio-de-peito-roxo, sempre com uma linguagem atrativa para as crianças, uma importante maneira de ensinar o público sobre o respeito à biodiversidade. “Falo para todo mundo do Parque das Aves, não só pela exuberância dos pássaros, mas também pela dedicação de todos que trabalham ali. É encantador e os tratam, com todo o respeito e dignidade”, elogia.

É inegável que as crianças aprendem com os exemplos que possuem em seu convívio social e isso vale também para a forma com que elas enxergam a relação com a natureza e os animais. Sobre isso, a artista reforça a responsabilidade necessária sobre o que é dito e feito perto dos pequenos. “Temos que sempre estar compromissados com nosso legado, o que desejamos que eles levem adiante em suas vidas. Aprisionar um bicho é um ato de crueldade e egoísmo, e não podemos permitir que este exemplo seja compreendido por uma criança como um ato normal e corriqueiro”, alerta.

Para os pais que desejam presentear seus filhos com um bichinho de estimação, Sandra sugere a adoção de animais domésticos, como cães e gatos, que podem proporcionar muita alegria à toda família.

“O desejo de ter um Papagaio em casa, para muitos pode ser uma coisa muito natural, pois sempre vimos alguém muito orgulhoso de ter um papagaio cantando músicas, fazendo gracinhas, ou seja, nada do que é o universo deste ser. O lugar deles é na floresta, livres, voando com suas famílias e não podemos considerar que eles são felizes em outro lugar”, finaliza.

—-

Gostou dessa matéria? Então te convidamos a mostrar o vídeo do Palavra Cantada no Parque das Aves, e também a falar sobre a conservação da biodiversidade com as crianças do seu convívio! 💚

Para saber mais sobre o Palavra Cantada e conferir a agenda de shows, acesse: http://palavracantada.com.br/


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *